sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rondônia registra queda na safra de café 2011

Apesar de ser o quinto maior produtor de café do país e o segundo da espécie robusta, a maioria dos cafeicultores de Rondônia não tiveram muito a comemorar no último 24 de maio, Dia Nacional do Café. O motivo é a baixa na safra em relação ao ano passado. Em 2010 o Correio de Rondônia publicou matéria prevendo esta queda devido a ausência de chuvas por ocasião da floração.
No início de 2011, a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento confirmou as expectativas. Segundo o relatório parcial, o estado de Rondônia deve fechar uma safra entre 1.856,9 mil sacas e 1971,8 mil de café beneficiado. Uma redução de 21,6% a 16,8% em relação ao volume de 2.369,0 mil sacas colhidas na safra anterior.
Esta redução, de acordo com o relatório, se deve principalmente “aos baixos índices pluviométricos, notadamente no mês de agosto, situação que provocou o abortamento das floradas, além de menores investimentos em tratos culturais”, cita o documento.
A posição no ranking em relação ao potencial deprodução ainda é baixa. A produtividade média por hectare do estado é uma das menores do país. Tradicionalmente a produtividade é baixa, girando em torno de 15,3 por hectare. Nas últimas safras a média de 10,02.
Os principais fatores atribuídos segundo a avaliação da Conab, estão os climáticos, cultivo pouco racional, práticas inadequadas, baixa fertilidade dos solos, indisponibilidade de crédito, cafezais decadentes, elevados custos de insumos e mão de obra.
Fatores nocivos a cafeicultura baixa qualidade do produto (muitos defeitos) tem feito com que os cafeicultores do estado sejam pouco competitivos em relação aos produtores de outros estado do país.

Dia do café
Há 284 anos o café é uma bebida muito apreciada pela maioria expressiva dos brasileiros. E mesmo tendo uma data internacional (14 de abril), foi sugerido desde 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) que o Brasil o homenageasse em maio, época que marca o início da colheita na maioria das regiões produtoras do país como um dia nacional (24 de maio). O café é uma bebida que, se consumida em quantidade adequada, é muito saudável e tem importante valor econômico, social e histórico para o nosso país.
De origem africana, em terras brasileiras o café ganhou identidade. Já é completamente relacionado à própria cultura do nosso País. Está espalhado em 12 estados, sendo que os principais produtores são Paraná, Minas gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário