quarta-feira, 9 de junho de 2010

Geração de emprego: Rondônia conquista o 1º lugar no ranking nacional em 2010

Impulsionado pelas oportunidades econômicas, o Estado de Rondônia tem se tornado um pólo de desenvolvimento liderando os demais estados brasileiros. Tal desempenho não acontece apenas na capital e deve-se a fatores como a indústria de transformação; setor industrial; extrativismo mineral; construção civil; comércio e serviços, além da administração pública. Dados técnicos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam e comprovam a cada mês esse crescimento. Este ano, Rondônia registrou aumento considerável na geração de emprego na Região Norte. Dos 9.814 empregos gerados no mês de abril, 3.405 foram em Rondônia.
Na comparação acumulada por unidade da Federação, de janeiro a abril deste ano, Rondônia criou 30.524 postos de trabalho, um grande passo se comparado ao mesmo período do ano passado, conquistando o primeiro lugar no ranking nacional, seguido pelo estado do Piauí com 21.406 postos.
Outra motivação para essa conquista são os mecanismos aplicados pelo Governo Estadual para fomentar a economia. Motivo pelo qual criou diversos programas que contribuem para o desenvolvimento do estado, a exemplo do Promec, Propeixe, Distribuição de Calcário, Incentivo Tributário entre outros que juntos formam a cadeia produtiva do Estado de Rondônia. Com isso o estado vai se consolidando e solidificando o desenvolvimento econômico.
De acordo com Marco Antônio Petisco, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), diversas atividades econômicas acentuam e contribuem para o fortalecimento da economia de Rondônia elevando a qualidade de vida dos rondonienses. “O mais importante é que as oportunidades de emprego não acontecem somente na capital, mas em diversos municípios, devido os geradores da economia não se limitarem a apenas um setor. Isso é bom para o Estado e para população”, observou o secretário.

Ações parlamentares propiciam segurança para investimentos


O resultado apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged do Ministério do trabalho e Emprego, de acordo com o deputado Lebrão (PTN) revela o quanto as ações do governo de Rondônia tem fomentado o desenvolvimento econômico do estado: os programas e ações do governo federal desenvolvidos alinhadamente pelo governo de Rondônia e pelos municípios potencializam nossa principal economia, a agropecuária e alavanca outros setores produtivos. “A nossa produção agropecuária tem crescido acima da média de outros estados e ganhado destaque em nível nacional. Esta conjuntura tanto favorece novos empreendimentos quanto também atrai investidores de outras regiões do país. O resultado disso, é mais emprego para nossa gente “, evidenciou.
O deputado destaca ainda, que as ações parlamentares são de suma importância para este desenvolvimento. Em sua opinião, as iniciativas desta natureza são tão e às vezes até mais relevantes do que emendas e projetos de lei para o desenvolvimento e a sustentabilidade sócio-ecônomica. Ele destaca como exemplo, destas iniciativas, a extensão da área de livre comércio de Guajará Mirim até Costa Marques. De acordo com o deputado, a implementação do projeto já está bem alinhavada entre os governos dos dois países envolvidos, o Brasil e a Bolívia, obviamente intermediada, por ele em conjunto com o governo de Rondônia. “É preciso criar divisas econômicas com nosso país vizinho, a Bolívia, e faça acontecer, de fato o tão propalado Mercosul, integrando as nossas potencialidades, em especial com a interligação pela rodovia 429, impactando de forma crescente as diversas atividades econômicas dos municípios cortados pela rodovia”, arrematou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário